contato@aduana.com.br    resposta em até 24h nos dias úteis

 

Adubras Com. de Confec. LTDA | Rua Eng. Fernando de Abreu Pereira, 625.


Porto Alegre. CEP: 91130-030 | CNPJ: 72.099.922/0006-13

 

SAPATOS :: 4 modelos para usar

July 20, 2017

 

Do mais casual ao mais formal, são seis tipos principais de sapatos sociais que todo homem deve saber usar. O sapato social masculino é aquela parte do vestuário que os homens costumam deixar em segundo plano, achando que qualquer um serve e que é somente para usar com terno. Mas, se você parar para pensar, em uma vestimenta social que já é tão clássica, são justamente os complementos dessa composição que vão fazer a diferença.

 

Vamos apresentar sapatos sociais masculinos pra você entender como eles funcionam e em quais ocasiões eles são mais adequados. Mais formal e feito de couro, o sapato social masculino pede para ser usado em ocasiões de maior seriedade, quando se pede vestimenta black-tie, esporte fino ou esporte chique, além de diversas áreas de trabalho em que se precisa de maior ou menor formalidade, mas que exigem o traje social.

 

 

SAPATO BROGUE

O Brogue ou Cap Toe é um dos sapatos mais clássicos da moda masculina. Ele é uma variação do tradicional Oxford, quando inseriram o recorte no bico e alguns outros adornos. Entre eles, os furos espalhados pelo sapato, que antes, serviam para escoar a água quando usados por trabalhadores e caçadores.

 

Este modelo é um curinga para qualquer homem, pela versatilidade. Podendo ser produzido em couro ou nobuck, sendo que este último lhe confere um ar mais casual. O que importa, aqui, é que por serem menos formais que os Oxford, mas ainda clássicos e bonitos, você pode usar com tranquilidade para o seu dia a dia ou em eventos que não exigem formalidade tão grande.

 

 

SAPATO DERBY

É difícil falar da origem do derby sem citar seu "semelhante" mais famoso, o oxford. Isso porque ambos dividem o mérito de ter livrado os homens da estrutura rígida das botas, apresentando a amarração por laço. Contudo, é difícil determinar sua origem exata, pois a história o mostra como o resultado de mudanças em contextos diferentes, mas com um objetivo comum: conforto e praticidade.

 

A principal diferença é que o Derby apresentam um sistema de abas abertas, com orelhas costuradas à gáspea (aquela parte que cobre os dedos e peito do pé), garantindo muito mais conforto e liberdade ao pé. Feito em couro ou nobuck, o Derby é excelente para quem não precisa de muita formalidade no trabalho, apesar de necessitar o traje social. Por ser um sapato menos forma, ele tem uma versatilidade que o torna indispensável ao guarda-roupas masculino.

 

 

SAPATO LOAFER E MOCASSIM

 

Criado na década de 1930, foi desenvolvido pela família americana Spaulding. A ideia surgiu de um artigo publicado na revista masculina Esquire que mostrava fotos de produtores noruegueses de leite usando um modelo diferente de calçado. Os Spaulding começaram a produzir esse tipo de sapato e o batizaram em referência à área onde as vacas descansavam antes da ordenha (loafing area). A consagração do modelo aconteceu nos pés dos atores James Dean, nos anos 1950, e Don Johnson, famoso pelo seriado Miami Vice, dos anos 1980. 

 

A diferença entre o Loafer e o Mocassim é que o último não tem salto. Aqui já entra o fator requinte. Como o Mocassim é zero formal, fica mais para eventos casuais. Requinte. É aqui que essa palavra cabe muito bem..

 

 

SAPATO DRIVER

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no sapato Driver, certo? Pois é, ele é uma versão de mocassim. Normalmente é feito de couro bem macio e um pouco mais grosso, o que dispensa o forro, ajudando na transpiração do pé. Além disso, sua principal diferença está no seu solado, mais fino e flexível, feito de bolas ou quadrados de borracha que aderem perfeitamente aos pedais do carro. Daí que vem o nome driver.

 

Este modelo atemporal virou hit entre os homens modernos que buscam estilo e conforto. Devido à sua versatilidade, pode ser usado nas mais diversas ocasiões e combina perfeitamente com roupas mais casuais ou esportivas. Mas vale um lembrete, nunca use esse modelo com meias.

 

Agora que você já conhece mais alguns tipos de calçados, venha nos visitar e escolher o seu modelo! 

 

Please reload

Please reload