contato@aduana.com.br    resposta em até 24h nos dias úteis

 

Adubras Com. de Confec. LTDA | Rua Eng. Fernando de Abreu Pereira, 625.


Porto Alegre. CEP: 91130-030 | CNPJ: 72.099.922/0006-13

 

GUIA ADUANA :: Etiqueta em viagens

December 9, 2016

 

Você vai fazer uma viagem de negócios com o chefe. Cuidado! Não há nada inesperado, mas é sempre bom prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer a diferença. Tudo vai depender da relação que você tem com ele, do ambiente em que trabalham, do setor da empresa e do estilo do chefe. Mesmo assim, há cinco dicas de etiqueta que você deveria considerar, independente de qualquer outra coisa

 

VISTA-SE BEM DESDE O COMEÇO

 

Desde o encontro no aeroporto, esteja bem vestido, a rigor. Isso é importante, pois executivos costumam estar sempre bem trajados e pode haver algum embaraço, caso alguém surja com uma roupa muita casual e à vontade. Se lembre, é uma viagem de negócios, não um passeio.

 

NÃO ESPERO O VOO JUNTO COM O CHEFE

 

Se a viagem for para fora do país, provavelmente você ficarão algumas horas em aeroportos. Quando alguém fica muitas tempo à espera do embarque no saguão do aeroporto, a chance de falar alguma besteira enquanto tenta passar o tempo é maior. Por isso, se essa espera for muito longa, encontre algo para fazer e fique a certa distância por parte do tempo. Assim, além de evitar falar algo que não deve, cada um terá seu próprio espaço e aproveitará da forma que melhor convir.

 

FAÇA CHECK-IN ADIANTADO E TENHA TEMPO

 

Chegar apressado, quase atrasado, de última hora, e correr para fazer o check-in antes que o horário dado pela companhia aérea termine é uma armadilha. Tendo em mente que várias das grandes cidades brasileiras têm trânsito. Saia cedo de casa e faça check-in antecipadamente para ter folga. Aproveite os aplicativos e inicie o processo em casa, lhe poupará muito tempo.

 

SAIBA AONDE IR QUANDO DESEMBARCAR

 

Seu chefe nem sempre sabe para onde vocês estão indo. Neste caso, tenha anotado os endereços, nomes dos hotéis e os pontos de encontro. Isso faz parte do planejamento anterior à viagem que pode surpreender a chefia. Também é legal, antes de viajar, saber do chefe se as reservas para quartos de hotel estão feitas. Não ser prego desprevenido é sempre uma opção interessante.

 

NÃO PAGUE A CONTA NUM JANTAR COM O CLIENTE

 

Pode ser que você esteja acostumado a pagarconta em almoços ou jantares com clientes, ainda mais se trabalhar na área comercial, mas isso não é adequado num jantar com o chefe à mesa. O funcionário sênior é quem paga, a menos que haja algo combinado previamente.

 

Agora que você relembrou algumas dicas de etiqueta, aproveite a viagem e mostre seu trabalho, ele pode ser recompensado. 

 

 

Please reload

Please reload