contato@aduana.com.br    resposta em até 24h nos dias úteis

 

Adubras Com. de Confec. LTDA | Rua Eng. Fernando de Abreu Pereira, 625.


Porto Alegre. CEP: 91130-030 | CNPJ: 72.099.922/0006-13

 

JEANS :: Ícone de estilo

October 8, 2016

 

 

 

Unanimidade é coisa rara. Mas, a calça jeans pode ser considerada uma. Esse ícone democrático tem posição sui generis que a faz circular por todos os campos sociais. Em qualquer lugar do mundo ela aparec

 

Inicialmente o jeans não era azul, ficava entre o bege e o marrom claro, cor original do material fabricado em Gênova, Itália. Porém, foi nos EUA que dois imigrantes, Levi Strauss e Jacob Davis, criaram o traje mais atemporal de todos. O mascate Strauss vendia toldos para carroças e um tecido rústico. Conta-se que um mineiro, ao ver suas mercadorias disse que precisava de calças que fossem resistentes. Sem titubear, pegou o tal tecido e levou a um alfaiate. Lá estava o protótipo do que viria ser um dos elementos mais aclamados do vestuário. Em pouco tempo o produto virou item indispensável para mineiros, agricultores e cawboys americanos.

 

 

Contudo, a popularidade mundial do jeans apenas começou por volta da década de 30, através de filmes que retratavam os famosos cowboys americanos. Anos depois, a Segunda Guerra Mundial popularizou a imagem de virilidade que o tecido Denim representava, pois era utilizado nas fardas do exército americano. Não é de estranhar que a expansão do jeans na Europa tenha acontecido após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época, atores como James Dean ajudaram essa ascensão. Desde lá, seu uso aumentou exponencialmente e atingiu todas as camadas da sociedade e todos os ambientes, formais ou informais. Curiosamente, ela ainda mantém algumas características originais das primeiras calças feitas por Levi Strauss.

 

 

 

Apesar de ser uma peça clássica, a evolução das modelagens e lavagens fez com que um modelo único se desdobrasse em diversos outros. Pensando nisso, disponibilizamos 3 tipos de modelagens: skinny, slim e comfort. As calças Skinny tem a modelagem toda ajustada ao corpo e o tecido sempre terá bastante elastano, garantido uma vestibilidade perfeita. As calças Slim tem a modelagem ajustada na perna, mas mantém o conforto que você procura na cintura e no quadril. Essa é a modelagem mais difundida atualmente e veste qualquer corpo. Ela é perfeita para qualquer ocasião, não tem erro. Por final, as calças Comfort tem modelagem toda confortável e é mais clássica. Ela tem a cintura mais alta e não aperta e nenhum lugar.

 

Mas não é somente de modelagem que as calças são feitas. As lavagens fazem toda a diferença na hora de escolher um produto e são responsáveis pelo visual final da sua calça. As calças podem ser apenas amaciadas, para garantir maior maciez, porém com o visual escuro e tradicional do jeans ou serem lavadas. Os principais métodos de lavanderia são o stone wash, delavè, dirty, lixados e bigodes.

 

Stone Wash é a mais conhecida e são utilizadas pedras para criar o efeito. O resultado é uma calça com visual de usado, seja pouco ou muito, tudo vai depender da intensidade do processo. São calças perfeitas para usar no dia a dia. Se você optar por uma calça com menos intensidade, poderá usar inclusive no trabalho, em um casual day. Se preferir um modelo mais estonado, deixe ela para o final de semana e ficará tudo certo.

 

 Delavè também é um processo bastante conhecido e é responsável por calças com coloração mais clara. O jeans ao natural possui coloração azul escuro e, nesse caso, os modelos passam por um processo de alvejamento para que fiquem claras, perfeitas para usar no verão. Aposte neste modelo e não erre quando for para a praia.

 

Used ou "jato de areia" confere um efeito de peça usada. A diferença entre o Used e o Stone Wash é que no primeiro, o desbotamento é em um local específico da peça e no segundo, em toda ela. Por ser extremamente versátil, é o processo mais utilizado para o jeans, uma vez que pode criar pouco ou muito desbote. Costuma ser utilizada com o Stone Wash para criar as coleções premium e o resultado é incrível.

 

 

Lixados e bigodes são aquelas marcas na região do quadril, coxa ou atrás dos joelhos e que imitam uma calça usada. Eles são efeitos complementares a todos os outros e imprimem mais personalidade às calças. São capazes de transformar qualquer calça básica em um produto diferenciado. Mesmo sendo adicionais, não deixam de ser importantes, a final, os detalhes fazem toda diferença.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre jeans, lembre-se que proporção é fator fundamental na hora de se vestir, perceba os volumes que cada modelo cria e escolha o que mais valorize seu corpo.

 

 

Please reload

Please reload